Durante o curso eu, Debora Damasceno, coordenadora dos cursos de Formação da Escola de Psicanálise de São Paulo, estarei te acompanhando no seu percurso de estudos na Psicanálise.
Nossa ideia é oferecer uma formação baseada no currículo europeu, com uma apresentação e temporalidade que a torne acessível a realidade brasileira.
Ao decorrer do curso você terá, além de mim, outros 6 professores, que apesar de seguirem o mesma grade curricular, são livres para desenvolver as suas aulas, tornando cada aula, mesmo de mesmo tema, uma aula única.
Voltado para os fundamentos, é onde adquirimos conceitos e competências fundamentais que vão, de fato, estruturar toda nossa jornada.
Onde estudamos alguns autores da psicanálise e lemos questões da nossa contemporaneidade, como religião, gênero e a polarização política.
Ano dedicado a prática clínica, ou seja, tudo que fizermos será voltado para o desenvolvimento das aptidões fundamentais para atuar na clínica psicanalítica.
A formação em psicanálise conosco é uma prática humana, sujeita a modificações que terão por objetivo melhor contemplar o grupo de alunos dos quais você participa. Nenhuma das nossa formações é igual a outra. Nenhuma aula da Débora é igual a outra. Isso tem suas maravilhas e suas angústias…
Psicanálise é uma disciplina desenvolvida por Sigmund Freud, oficialmente no ano de 1900, que pode ser dividida em três aspectos: um conjunto de teorias psicológicas sobre o funcionamento da mente humana, um método psicoterápico de intervenção e um método analítico de investigação dessa mente.
Palavras da nossa coordenadora: A Psicanálise é, na minha compreensão, a única disciplina no ramo das humanidades a oferecer um método interventivo que leva em consideração o desenvolvimento da mente humana (ou do cérebro, como querem os contemporâneos) nos seus aspectos históricos, evolutivos e filogenéticos e que dá à pessoa ferramentas, condições mínimas de autonomia diante de um contexto social e emocional sempre adversos.
Respondendo de um jeito simples e correto, psiquiatria é um campo de especialização da medicina, seu agente é um médico e sua forma de intervenção são os medicamentos. A psicologia é uma graduação, seu agente é o psicólogo e sua forma de intervenção é a observação e o controle do comportamento. A Psicanálise é uma formação livre, uma prática e não uma profissão e o seu agente, o psicanalista intervém aplicando um método de investigação que tem, em última instância, a intenção de revelar à pessoa aquilo que ela é/deseja ser em contraponto ao que ela, em função de sua condição humana, pode ser.
Palavras da nossa coordenadora: A psiquiatria é uma intervenção médica que se utiliza de medicamentos para controlar e equilibrar o funcionamento psíquico com vias de adequação social e laboral; a Psicologia, embora tenha se esforçado para tomar caminhos diversos no decorrer de sua história, é o braço não medicamentoso desse projeto. A Psicanálise pretende ser uma leitura do psiquismo humano a partir de suas estruturas fundamentais e não somente a partir das exigências do contexto histórico contemporâneo ao indivíduo, para tanto ela se utiliza de um método de relacionamento muito particular que se fundamenta sobre dois conceitos: Associação livre de idéias e Atenção flutuante.
A Psicanálise é uma formação livre, ministrada por instituições privadas que, assim sendo, tem liberdade para definir qual será o perfil do seu aluno.
Cada instituição, munida de sua proposta particular de ensino e prática da Psicanálise, conhecedora de sua estrutura, da qualificação dos seus professores e das especificidades de seu método de ensino, erige os critérios fundamentais, os prérequisitos necessários para que seus futuros alunos atinjam seu objetivo dentro da Psicanálise.
Na Escola de Psicanálise de São Paulo nosso principal objetivo é qualificar profissionais para a prática clínica, nós nos consideramos formadores de operários da Psicanálise. Para tanto, no nosso processo seletivo nós pedimos de nossos alunos formação superior e bom domínio da língua portuguesa escrita e falada. É altamente desejável que o candidato esteja praticando já a Psicanálise num processo terapêutico individual e que não esteja num momento particular de sofrimento psíquico, para que as suas dores pessoais não obliterem a sua capacidade de apreender conhecimento e de perceber o outro.
A Psicanálise é uma Formação Livre (ou seja, não é graduação, não é especialização, não é curso técnico) ministrada por instituições particulares que, assim sendo, têm liberdade para definir tempo de formação, base curricular, etc. A sua formação em lugar algum do mundo está sujeita a uma normatização governamental, cabendo a cada instituição deliberar livremente sobre como se dará a formação em Psicanálise sob sua responsabilidade. Existe, no entanto, um consenso entre todas as instituições formadoras que se pretendem coerentes com o patrono da Psicanálise, Sigmund Freud, de que a formação deve se basear num tripé composto pelo estudo teórico, psicanálise individual e prática clínica sob supervisão.
O exercício da Psicanálise, por sua vez, é regulamentado por cada país de acordo com uma normatização própria; no Brasil os psicanalistas são enquadrados na CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (CB0) do Ministério do Trabalho, portaria 397/TEM de 09/10/2002, sob número 2515.50 que reconhece e autoriza o exercício legal da atividade profissional do Psicanalista em todo o Território Nacional. Antes disso os Conselhos Nacionais de Medicina e de Psicologia fizeram declarações especificas reconhecendo a Psicanálise como disciplina independente das suas respectivas atividades.
Na Escola de Psicanálise de São Paulo nós temos o cuidado de nos mantermos sempre atentos a quaisquer modificações na legislação, oferecendo aos nossos alunos apoio informativo, técnico e jurídico para que ele possa exercer a Psicanálise em conformidade com as leis do país no qual ele esteja estabelecido. E trabalhamos para que a Psicanálise permaneça sendo o que ela é desde os seus primórdios: Uma Disciplina LIVRE, não sujeita a normas ou interesses que sejam alheios aos seus princípios éticos fundamentais.
Palavras da nossa coordenadora: Nós sabemos o quanto essa liberdade de formação e de prática da Psicanálise é angustiante para quem está se iniciando em seu estudo, um padrão nos ofereceria mais segurança. Mas, o estudante mais experiente o sabe, esse é o preço a pagar para que a Psicanálise possa ser o que ela é: uma observadora atenta e crítica da cultura vigente e de seus valores.
Há diversas formas de se estudar Psicanálise, na Escola de Psicanálise de São Paulo há 18 anos nós nos propomos a apresentar o conhecimento de forma simples no início e ir aumentando a complexidade do conteúdo na medida em que o aluno já está munido do vocabulário fundamental e principalmente, das bases do raciocínio que dão sustentação aos conceitos psicanalíticos. Para tanto, contamos com professores muito comprometidos com a didática e com uma coordenação acessível e atenta.
Na nossa Escola cada aula é única, embora haja uma matriz curricular, a aula é sempre construída na interação entre o professor e a turma, justamente para que o conteúdo programático respeite a capacidade de apreensão intelectual de cada grupo.
Temos diversas atividades extracurriculares que visam a melhor apreensão e consolidação do conhecimento, entre elas: plantão de dúvidas semanal, aulas para a orientação da produção do TCC, aulas especiais de prática clínica e rodas de conversa. Costumamos oferecer aos nossos alunos todas as condições fundamentais das quais ele necessita para iniciar suas atividades como psicanalista, inclusive a recomendação de pacientes.
Nas nossas turmas online mantemos o mesmo padrão, o mesmo conteúdo e a mesma didática da formação presencial, com a mesma riqueza de atividades para que a experiência online reproduza ao máximo às excelências das atividades presenciais: todas as aulas são ao vivo e gravadas, ficando disponíveis para serem assistidas depois. Todas as atividades planejadas para a formação acontecem ao vivo online nos horários previamente programados, aqui incluídos estágio e supervisão psicanalítica e nossa recepção tem uma atenção especial com o aluno online para que este, mesmo à distância, sinta-se seguro em ter na Escola uma base sólida na qual erigir seus estudos e, mais tarde, sua prática clínica.
Além disso, a Formação Online da Escola de Psicanálise de São Paulo conta com eventos presenciais, previamente programados e agendados, especialmente para que os nossos alunos distantes tenham ocasião para os tão salutares encontros acadêmicos. Esses eventos costumam ter o formato de jornadas e colóquios.
A formação de todo psicanalista se dá por um tripé: teoria, Psicanálise individual e prática clínica sob supervisão. A supervisão é o acompanhamento da prática clínica do aluno por um profissional mais experiente e qualificado para orientá-lo na precisão de sua aplicação da teoria psicanalítica. Ela é um dos pilares da Formação em Psicanálise e um dos grandes diferenciais de seus profissionais, como todo bom psicanalista se considera um eterno estudante, a supervisão é um elemento que ele cultiva durante toda sua vida profissional, afinal, seria muito pretencioso pretender compreender sozinho a complexidade de uma pessoa.
Também a Psicanálise individual é um dos pilares da formação do psicanalista. Todo psicanalista o é também porque se dispôs a sofrer em si aquilo que pretende praticar no outro. É um princípio básico e irrevogável da formação.
Na Escola de Psicanálise de São Paulo a Psicanálise individual é exigida durante toda a formação, desde seu início; ela é de reponsabilidade do aluno, ou seja, cabe a ele encontrar o profissional que vai atendê-lo e combinar com ele valores e horários. Já a supervisão acontece sempre com um profissional apresentado pela Escola e o seu custo está incluso no valor da mensalidade.
Depois de estar devidamente informado sobre o que é a Psicanálise e das características fundamentais da Formação em Psicanálise na Escola de Psicanálise de São Paulo, tendo decidido se tornar nosso aluno, o candidato agendar uma entrevista seletiva. As datas disponíveis para o agendamento estão em nossa agenda e são amplamente divulgados em nossas redes sociais.
Na entrevista, realizada com um dos professores da Escola de Psicanálise de São Paulo, que pode acontecer em uma ou duas etapas, temos oportunidade de conhecer nosso candidato a estudante, sabendo se o que ele procura para a sua Formação em Psicanálise é o que temos a oferecer e também de nos apresentar, apresentar nossa estrutura conceitual, falar um pouco de nossa história e sanar quaisquer dúvidas que tenham ficado da leitura de nosso material informativo.
Palavras da nossa coordenadora: A prática psicanalítica é, antes de tudo, um relacionamento. Nós na Escola de Psicanálise de São Paulo entendemos que nem todo interesse culmina em namoro e nem todo namoro se realiza em casamento; para saber qual será o desfecho do nosso interesse, temos que nos colocar em contato: a entrevista seletiva serve para isso.
A Formação em Psicanálise da Escola de Psicanálise de São Paulo tem duração de três anos divididos em aulas semanais com duração de três horas cada, plantão de dúvidas semanal, encontros de conversação livre mensais, grupos de estudo e leitura organizados à partir do 3 semestre da formação, aulas especiais de prática clínica e aulas preparação para o TCC à partir do 5 semestre, prática clínica sob supervisão à partir do 5 semestre e atividades desenvolvidas pela coordenação no decorrer do processo de formação para que essa se dê de forma excelente dentro do nosso critério didático, desenvolvido ao longo desses 18 anos de dedicação à formação de psicanalistas.
No ano de 2024 todas as atividades de Formação da Escola de Psicanálise de São Paulo acontecerão no formato online.
O formato Online acontece ao vivo numa plataforma de encontros/reuniões virtuais cujos dados de acesso são fornecidos pela secretaria da Escola no início de cada semestre letivo.
Geralmente o termo ead se refere a materiais gravados e pdf nem sempre de boa qualidade aos quais o estudante tem acesso integralmente após efetuar um pagamento.
Na Escola de Psicanálise de São Paulo nós trabalhamos com a Formação Online, com aulas ao vivo, simulando o encontro com professores e colegas numa sala de aula, só que dessa vez, no conforto de sua casa.
Sim, nossas turmas tanto presenciais quanto online têm o número mínimo de 25 alunos matriculados. Se esse número não for atingido, é possível que o início da turma seja adiado.
Além da mensalidade do curso de formação, você terá o custo da sua Psicanálise Individual. A Psicanálise Individual é parte fundamental da sua Formação em Psicanálise e você deverá realizá-la durante todo o tempo de sua formação. (Na verdade esperamos que você leve esta prática para toda sua vida!)
E você terá custos extras com livros e cursos pelos quais certamente se apaixonará durante sua formação, mas esses custos não são fixos nem obrigatórios.
© 2023 | Escola de Psicanálise de São | Todos os direitos reservados