A Escola de Psicanálise de São Paulo existe desde o ano de 2006 no bairro de Vila Mariana e desde 2020 online para todo o mundo. Sua proposta é oferecer uma formação em Psicanálise observando o currículo europeu de formação do psicanalista, notadamente nas escolas francesas, com uma apresentação e uma temporalidade que a torne acessível para a realidade brasileira.
Nossa ideia é ter a mesma estrutura e seriedade das escolas europeias levando em consideração tanto a história como as necessidades específicas do público lusófono, o objetivo é que o aluno formado pela nossa Escola seja reconhecido nas demais grandes instituições nacionais e em qualquer lugar do mundo, como psicanalista, para que “o jeitinho brasileiro” seja, na sua formação o toque de acolhimento e de riqueza cultural que são típicas de nosso país e não um termo usado para nomear uma formação que não leva em consideração os critérios fundamentais da Psicanálise respeitados internacionalmente.
A coordenadora de nosso curso, a psicanalista Débora Damasceno é graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo e especialista em Teoria Psicanalítica pela Sorbonne/Paris. Sua formação contínua e sua experiência na transmissão clara da Psicanálise são a nossa referência para a construção de todas as atividades da Formação para atingir o objetivo que lhe é mais caro: excelência em prática clínica.
Nossos professores são psicanalistas em atuação na clínica e embora todos tenham como norte a mesma grade curricular, eles são livres para preparar as aulas de acordo com sua formação e sua compreensão do tema, isso faz com que cada aula, mesmo de mesmo tema, seja diferente das demais.
O nosso método mais tradicional de dinâmica das aulas é o método do Seminário Livre, o mais frequente nas escolas de pós-graduação francesas e bastante comum também em universidades brasileiras que as tem como referência. O método Seminário Livre consiste numa aula expositiva em que o professor apresenta o tema proposto baseado na sua leitura particular, na sua experiência clínica e teórica sobre o tema e convida os alunos a refletirem consigo a respeito. Esse método é o nosso favorito porque ele não exige uma leitura ou conhecimento anterior do tema como condição para a compreensão da aula e prepara o estudante para suas pesquisas e leituras posteriores. Assim mesmo não tendo muito tempo para ler você poderá desfrutar imensamente das aulas porque elas foram feitas para desenvolver pensamento e não simplesmente para lhe tornar capaz de repetir informações e frases interessantes. Mas se você, além de acompanhar as aulas também puder participar das discussões e fazer as leituras e trabalhos propostos, você vivenciará com muito mais plenitude o poder de transformação de sua percepção da realidade que o conhecimento e o conhecimento psicanalítico em especial, pode trazer!
Ao escolher estudar na Escola de Psicanálise de São Paulo, você está se metendo com uma gente estranha, que acredita que Psicanálise cura, que acredita que saber sobre o próprio funcionamento mental pode transformar vidas e, principalmente, que acredita que praticar Psicanálise é impossível, como educar e governar (o que não nos impede de seguir tentando!) e que conhecer Psicanálise é extremamente trabalhoso, mas não é difícil. *Segundo Freud, existem três impossíveis: educar, psicanalisar e governar.