18 anos  da Escola de Psicanálise de São Paulo

A Escola de Psicanálise de São Paulo celebra, em 2024, seus 18 anos de atividades, consolidando-se como uma instituição de referência na formação e desenvolvimento de psicanalistas. Ao longo desse período, a Escola aprimorou uma didática inovadora que valoriza a construção progressiva do conhecimento, partindo dos conceitos mais simples e avançando para os mais complexos, de forma a assegurar uma compreensão sólida e abrangente das teorias psicanalíticas. Esse método pedagógico não apenas facilita o aprendizado teórico, mas também prepara os alunos para uma aplicação prática meticulosa e sensível das técnicas psicanalíticas no contexto clínico. Além disso, a Escola de Psicanálise de São Paulo sustenta a convicção inabalável de que a excelência na prática clínica está intrinsecamente ligada à psicanálise pessoal. Deste modo, encorajamos os nossos psicanalistas  – é realmente necessário coragem para tanto –  a manter um contínuo trabalho pessoal por meio da psicanálise individual, do estudo continuado e da supervisão como elementos básicos para o sucesso, inclusive financeiro, de sua clínica psicanalítica.

Ao longo desses 18 anos, temos testemunhado e participado ativamente do desafio complexo e fascinante que é a Psicanálise. Em um mundo em constante mudança, o trabalho psicanalítico continua a ser um campo desafiador e apaixonante.

Durante esse tempo, a Escola tem sido uma fonte de formação e inspiração para muitos psicanalistas em diversos momentos de sua jornada de formação continuada, fornecendo um espaço seguro e estimulante para explorar o saber psicanalítico na sua história pessoal e assim, por se deixar impactar pela Psicanálise, compreender o impacto que ela tem causado na cultura desde o seu surgimento, no início do século XX.

Além disso, nossa jornada tem sido marcada pela adaptação às novas realidades e demandas do mundo contemporâneo. Com o avanço da tecnologia e a crescente digitalização de nossas vidas, reconhecemos a importância de explorar novas formas de interação e ensino. Por meio do trabalho online, temos sido capazes de alcançar e encantar milhares de pessoas ao redor do mundo, levando o conhecimento psicanalítico a um público mais amplo e diversificado, o que sempre foi um de nossos objetivos fundamentais.

No entanto, mais do que simplesmente acumular anos de experiência, acreditamos que o verdadeiro valor reside na qualidade e profundidade do trabalho que realizamos. O tempo e a experiência, embora não nos conduzam à perfeição – afinal, a perfeição é um ideal inatingível – nos aproximam da excelência. É por meio do compromisso contínuo e radical com o tripé da formação em Psicanálise, da busca incessante pelo conhecimento e da reflexão constante sobre nossa prática que nos tornamos capazes de alcançar níveis cada vez mais altos de competência na nossa proposta didática.

Psicanálise não é para todo mundo

É importante, todavia, reconhecer que nem todos que cruzam o caminho da Escola de Psicanálise de São Paulo ou se envolvem com o estudo e prática da psicanálise têm uma experiência positiva. Este é um aspecto crucial e muitas vezes desafiador da prática psicanalítica: nem todos estão prontos ou dispostos a enfrentar a profunda responsabilidade que acompanha o mergulho no próprio inconsciente.

Estudar psicanálise e praticá-la demanda uma capacidade rara de olhar para dentro de si mesmo, de confrontar os próprios desejos, medos e conflitos. Isso requer uma coragem e uma disposição para explorar as partes mais sombrias e desconfortáveis de nossa própria estrutura psíquica porque, inclusive socialmente estamos mais preparados e amparados para nos reconhecermos como vítimas do que como agentes e perpetuadores de situações abusivas, por exemplo.

Além disso, é importante reconhecer que a liberdade proposta pela Psicanálise não é uma licença para agir de forma irresponsável ou desrespeitosa. Trata-se de liberdade e não de libertinagem, esses limites por vezes não são claramente reconhecíveis àqueles que não têm um conhecimento preciso do próprio idioma e àqueles a quem os próprios desejos perversos costumam cegar os olhos.

Na Escola de Psicanálise de São Paulo, sempre nos esforçamos para criar um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que estão genuinamente comprometidos com o trabalho psicanalítico. Isso inclui não apenas o desenvolvimento de habilidades clínicas e teóricas, mas também a promoção de uma ética de respeito, integridade e responsabilidade pessoal. Aqueles que buscam usar a psicanálise como uma desculpa para comportamentos irresponsáveis ou prejudiciais não encontram espaço em nossa comunidade e são afastados para proteger a integridade do trabalho psicanalítico e o bem-estar daqueles que o buscam com seriedade e comprometimento.

E por fim

À medida que celebramos este marco significativo em nossa jornada, renovamos nosso compromisso de continuar a servir como uma fonte de inspiração, aprendizado e crescimento para todos aqueles que compartilham conosco o fascínio pela Psicanálise. Que os próximos anos sejam marcados por novas descobertas, realizações e contribuições significativas para a libertação dos pobres homenzinhos* nos quais todos nos reconhecemos.

*Referência a uma famosa correspondência entre Sigmund Freud e Oscar Pfister em que Freud comenta com seu amigo religioso que a Psicanálise e a religião não são antagônicas pois ambas trabalham pela libertação dos pobres homenzinhos.