Débora fala sobre o que é Psicanálise

Nosso canal no Youtube tem um dos mais assistidos vídeos sobre o que é Psicanálise da internet.

Ele é fruto da gravação de uma palestra, realizada em 2013 por nossa coordenadora, a psicanalista Débora Damasceno, em que ela, como lhe é característico, explica de uma maneira muito simples e profunda, o que é Psicanálise na sua compreensão.

É um vídeo dividido em três partes que se torna ainda mais interessante por ter a participação da plateia.

Acompanhe aqui alguns pontos relevantes:

O vídeo aborda conceitos fundamentais da Psicanálise, explicando como ela pode transformar vidas ao possibilitar uma compreensão mais profunda de si mesmo. Também discute a importância do inconsciente e como ele influencia nossas ações, mesmo sem que nos apercebamos disso, et pour cause. Freud é mencionado como o pioneiro nesse campo, e sua teoria sobre a libido é explicada em detalhes.

Apresentação sobre o evento e a Escola de Psicanálise de São Paulo.

Evento da Escola de Psicanálise de São Paulo com proposta de trabalho acessível.

Psicanálise como ferramenta científica transformadora de vidas.

A Importância dos Traumas Psíquicos na Saúde Física

A existência de traumas psíquicos impacta a saúde física também.

Freud descobriu a ligação entre eventos emocionais e problemas físicos em seus estudos.

A Psicanálise trabalha para romper com os limites da ciência tradicional e levar em consideração a subjetividade como constituinte do nosso organismo, chamando para si eventos que antes pertenciam ao campo religioso.

A Importância da Relação Corpo-Mente na Psicanálise

A relação entre corpo e mente é fundamental na psicanálise, influenciando a realidade mental.

O período de formação na infância molda a relação com o corpo e a psique ao longo da vida.

A influência da libido no desenvolvimento humano

A busca pelo prazer motiva o crescimento, curiosidade e inteligência.

A libido influencia nossos movimentos vitais e a subjetividade.

Freud destaca a importância da libido na produção artística e na construção da cultura.

A natureza do Inconsciente e sua Influência na Ação Humana

O inconsciente influencia nossas ações sem nosso controle consciente.

A existência do inconsciente foi fundamental para explicar ações aparentemente ilógicas.

A lógica do funcionamento inconsciente e seus efeitos na vida cotidiana

O inconsciente pode levar a ações que vão contra a lógica social.

A separação entre desejo e normas sociais pode gerar sintomas físicos inesperados.

O inconsciente se manifesta constantemente, sendo mais notado quando causa problemas.

A importância das regras e da repressão na sociedade

A necessidade de regras e repressões para a convivência social.

A escolha da segurança em detrimento do prazer na vida em sociedade.

A capacidade de viver em grupo como fundamental para a sobrevivência.

Assista também a parte 2 dessa palestra! E se quiser saber mais sobre a Formação em Psicanálise da Escola de Psicanálise de São Paulo, baixe nosso e-book clicando aqui.

5 1 vote